domingo, 27 de fevereiro de 2011

Ômega 3 e seus benefícios

Afaste o mau humor e as doenças consumindo mais peixe!

Na década de 70, pesquisadores descobriram o motivo pelo qual esquimós apresentavam um índice reduzido de doenças cardíacas, mesmo tendo uma dieta rica em gorduras. Isso ocorria porque a alimentação dos esquimós era rica em peixes de águas frias e profundas, os quais possuem quantidades elevadas de ômega 3.


O ômega 3 é  um tipo de gordura benéfica que o nosso corpo não produz, ou seja, é um ácido graxo essencial e, por isso, precisa ser ingerida através da alimentação. No entanto, estudos comprovam que ingerimos em média 60% menos do que deveríamos desse nutriente.

As maiores fontes de Ômega 3 são os peixes marinhos de águas frias e profundas, como salmão, cavala, sardinha e atum.  Também podem ser encontrados em fontes de origem vegetal, como a linhaça. Por ter um alto poder de oxidação, o seu consumo deve ser associado à ingestão de vitaminas e antioxidantes.
Os benefícios do Ômega 3 incluem:
  • Atividade antiinflamatória;
  • Atividade anti-trombos (entupimento dos vasos sanguíneos);
  • Seu uso diminui o risco de doenças cardiovasculares, através da redução dos níveis de colesterol total, LDL (“colesterol ruim) e triglicerídeos, bem como o aumento do HDL colesterol, o “bom colesterol”.
  • Redução da pressão arterial.
  • Diminuição nas lesões musculares.
  • Diminuição de alergias.
Os benefícios do ômega 3 estendem-se para a redução do risco de desenvolver diversas doenças, incluindo:
  • Diabetes;
  • Acidente vascular cerebral (derrame);
  • Artrite reumatóide, pois é um potente antiinflamatório;
  • Asma;
  • Síndromes inflamatórias intestinais (colites);
  • Alguns tipos de câncer;
  • Declínio mental, como por exemplo, a depressão e o Alzheimer;
  • Traz benefícios na gestação e no desenvolvimento infantil;
  • Auxilia nas dietas de emagrecimentos.
Alguns estudos também indicam que o Ômega 3 traz benefícios para o humor, o aprendizado e para o sistema imunológico.

Ômega 3 x Obesidade:

Vários estudos mostram que a obesidade está relacionada a inflamações, e o ômega 3 tem bom potencial antiinflamatório, daí exercer papel benéfico no tratamento da obesidade. É capaz de aumentar a produção de hormônios relacionados à saciedade no intestino.

Pesquisadores da Unicamp induziram a obesidade em camundongos por meio de um cardápio com muita gordura saturada. Depois, os animais receberam uma dieta acrescida de ômega 3 (presente na semente de linhaça) e ômega 9 (presente no azeite). Após uma semana, os roedores já haviam perdido mais de 10% do peso corporal.
Os cientistas recomendam a incorporação desses nutrientes na alimentação e a diminuição do consumo de gordura saturada.
Ômega 3 x Artrite reumatóde
O ômega 3 é precursor (serve de matéria prima) de prostaglandinas da serie 3, que são substâncias de ação antiinflamatórias. Daí o uso do ômega 3 no tratamento de dermatite e a redução nas inflamações decorrentes da artrite reumatóide.
Ômega 3 x Tratamento de depressão e prevenção de Alzheimer
Pesquisas comprovam a dieta rica em ômega 3 protege contra déficits cognitivos e pode até mesmo melhorar a memória. Estudos mostram também que deprimidos tem menor índices plasmáticos de omega 3 e que a suplementação pode auxiliar no tratamento. O ômega-3 pode auxiliar na regulação de neurotransmissores, melhorando o humor, reduzindo a ansiedade, irritabilidade e melhorando o sono. Estudos em ratos sugerem menor formação de placas amilóides com dietas enriquecidas com gordura do tipo ômega-3, ou seja, ela ajuda na prevenção de mal de Alzheimer.
Ômega 3 x Gestação e Desenvolvimento Infantil
O consumo de omega 3 e a suplementação com esse tipo de gordura pode reduzir a incidência de parto prematuro e melhorar o peso do bebê ao nascer. Nos últimos anos, diversos estudos têm apontado a importância do omega 3 na alimentação do recém-nascido para obter o máximo potencial de desenvolvimento neurológico. É considerado nutriente fundamental para o perfeito desenvolvimento cognitivo e visual do bebê antes e após o nascimento. É importante principalmente no último trimestre de gestação e nos primeiros 2 anos de vida da criança.
Ômega 3 x Atividade Física
Pesquisas sugerem que uma suplementação diária de dieta com ômega 3 e vitamina E pode livrar atletas das lesões musculares causadas por atividades físicas intensas, reduzindo o uso de medicamentos antiinflamatórios.
Como incluir o ômega 3 na minha dieta?

Incluindo os peixes como sardinha, salmão, atum no cardápio. Coma pelo menos 2 vezes na semana.
Usando a semente de linhaça triturada em sucos, saladas de frutas, caldo de feijão ou sopas.
Fazendo uso de suplementos (cápsulas) de óleo de linhaça ou óleo de peixe.
Mas não se esqueça que todos esses benefícios estão associados a alimentação equilibrada e ao estilo de vida saudável.
WWW.GISELENUTRICIONISTA.BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário