domingo, 27 de fevereiro de 2011

Maçã : a fruta do paraíso!

Pesquisas têm demonstrado que essa fruta pode trazer inúmeros benefícios à saúde. Além de visualmente atrativa e de sabor delicioso, os estudos apontam para uma associação positiva entre o consumo de maçã e redução no risco de câncer (principalmente de pulmão), doença cardiovascular, asma e diabetes tipo II.
Além disso, a maçã é composta por antioxidantes (tanto na casca como na polpa), que são capazes de prevenir o envelhecimento precoce das células e proteger o organismo de uma série de doenças, entre elas o câncer.
Pesquisas apontam que a maçã possui potente efeito inibidor sobre o crescimento de células cancerosas do fígado e de cólon.
Na maçã podemos encontrar o flavonóide quercetina, que é um potente pigmento vegetal antioxidante. A maçã vermelha é a variedade com mais quercetina.
Os alimentos ricos em flavonóides ainda têm propriedade antiviral, antibacteriana e antiinflamatória. Protegem contra doenças cardíacas, derrame, câncer de intestino e Mal de Alzheimer.
As pesquisas mostram também que seu consumo parece estar associado à maior perda de peso em pacientes obesos, pois a maçã é rica em pectina, um tipo de fibra solúvel, que está presente na polpa. Essas mesmas fibras aumentam a sensação de saciedade. Logo, a maçã é uma excelente dica para quem quer enganar a fome sem ganhar peso.

Portanto, o consumo de maçã deve fazer parte dos nossos hábitos diários, mas, lembre-se de que seus benefícios somente serão plenos se você não desprezar a casca no momento do consumo.
Bolo de maçã

Ingredientes:
- 3 ovos
- meia xícara (chá) de óleo
- três maçãs partidas com casca
- duas xícaras (chá) de açúcar
- duas xícaras (chá) de farinha de trigo
- uma colher (sobremesa) de fermento
- meia colher (sopa) de canela

Modo de fazer:
No liquidificador, coloque as maçãs, os ovos e o óleo e bata. Acrescente o restante dos ingredientes e termine a mistura. Na forma untada, coloque a massa e leve ao forno elétrico ou tradicional, que deve estar pré-aquecido. Deixe assar por quarenta minutos. Polvilhe com açúcar e decore com canela em pau e maçã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário