quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Alimentos funcionais e seus benefícios


Os alimentos funcionais oferecem inúmeros benefícios, dentre eles grande valor nutritivo. Além de desempenharem ações favoráveis na redução do risco de doenças, o consumo desses alimentos está diretamente relacionado à alimentação saudável.
Outro ponto positivo associado ao consumo destes alimentos é a sensação de bem estar, que pode ser mais intensamente observada, por exemplo, em mulheres no período da menopausa, portadores de gastrite, refluxo, depressão, alergias e outros. Além de todos esses benefícios, eles ainda ajudam na parte estética, através da ação de alguns nutrientes importantes e também do fornecimento de antioxidantes.
A prática de atividade física, associada a uma dieta balanceada com o fornecimento de alimentos funcionais, oferece proteção contra doenças, como: hipertensão arterial, diabetes mellitus, câncer, osteoporose e doenças do coração.
Dessa forma, podemos dizer que além de nutrir o organismo os alimentos funcionais também atuam para melhorar o metabolismo, de maneira a interferir em sinalizações celulares e moleculares, melhorando a resposta do organismo em relação à determinada doença ou ainda prevenindo o desenvolvimento de outras.
Nos últimos dez anos, cada vez mais as propriedades desses alimentos são estudadas e a maioria dos estudos enfatiza a importância da inclusão desses alimentos na dieta, sendo que muitos deles já ganharam o status de remédio e já se encontram nas prateleiras de supermercados e farmácias.

Dentre os mais conhecidos, estão a soja, os iogurtes, o chá verde, a linhaça, o tomate, as frutas vermelhas, as gorduras presentes no azeite de oliva extra virgem, as castanhas, os peixes, as fibras, o alho, a cebola e até mesmo o chocolate amargo.
Os principais mecanismos de ação e os respectivos efeitos benéficos dos diversos alimentos funcionais são: atividades antioxidantes e proteção de órgãos vitais, modulação de enzimas de detoxificação de xenobióticos (compostos tóxicos), diminuição da agregação plaquetária e do risco de trombose e aterosclerose, efeitos anticancerígenos, imunomoduladores e agentes anti-inflamatórios, efeitos antimicrobiológicos e antivirais, efeitos anti-hipertensivos, controle nas concentrações de hormônios esteróides e do metabolismo endócrino, esse conceito alia a nutrição como um fator importante a saúde.
Para se obter efeito positivo, devemos ter uma dieta equilibrada e ajustada às necessidades energéticas individuais. A proteção de fatores externos, como sol, fumo, álcool, poluição, stress e uma alimentação inadequada, deve ser observada.
É muito importante sempre consultar um especialista e fazer uma avaliação nutricional, para analisar as necessidades individuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário