terça-feira, 8 de março de 2011

Dieta Pós Carnaval

Exagerou???
Veja as dicas para ajudar a recuperar a forma e a disposição!

A dieta desintoxicante é muito antiga, originária da medicina chinesa, prioriza a alimentação funcional, ou seja, prevenção e tratamento de doenças. "O objetivo é eliminar substâncias nocivas ao organismo".
Existem diversos tipos de dietas desintoxicantes que geralmente são ricas em alimentos naturais e pobres em alimentos industrializados. Além disso, alguns cardápios oferecem sucos e sopas que reduzem a quantidade de ingestão calórica e ajudam a limpar o organismo, nutrindo-o a partir de alimentos saudáveis.

A idéia comum em todas as dietas detox é beber bastante líquido, reduzir o consumo de alimentos ricos em gordura e proteína animal, bem como todos os produtos industrializados e dar preferência aos vegetais consumidos in natura, como frutas e vegetais crus e orgânicos. Normalmente é seguida por um ou dois dias, após a festa, quando se consome apenas sopas, saladas, frutas, sucos e chás, com ingredientes e ervas que auxiliam o metabolismo na limpeza do fígado. Os alimentos ingeridos nesse período também provocam maior diurese – o que auxilia na eliminação de impurezas e toxinas através da urina. Outras opções dessa dieta podem durar até uma semana, dependendo do que a pessoa escolher, porém, o cardápio deve ser elaborado por um nutricionista.
A dieta desintoxicante é utilizada principalmente para eliminar os excessos cometidos nos eventos sociais, como abuso de álcool e comidas calóricas. Vale lembrar, que este tipo de dieta não é utilizado para emagrecer, visto que esse é um processo depende de reeducação alimentar e consciência saudável. Caso a pessoa faça a dieta desintoxicante com a intenção de emagrecer, o resultado vai ser o emagrecimento durante o período do regime, mas depois acontecerá o efeito rebote, de voltar a engordar. Tudo porque os hábitos alimentares continuam errados.
Uma detoxificação para ser eficiente precisa de nutrientes adequados como os folatos das folhas, a vitamina A das frutas e vegetais, as proteínas, a vitamina B12, minerais, como o magnésio e particularmente o enxofre da cebola, alho e dos vegetais crucíferos, como brócolis, couve flor, couve de Bruxelas, repolho, couve, rúcula, nabo e acelga.

Após um período de comilanças e bebidas, aderir a este tipo de dieta, rica em antioxidantes, ou seja, alimentos com potencial antiinflamatório e também rica em vegetais, especialmente rúcula, couve, almeirão, mostarda e agrião, ajudam o fígado a recuperar e trabalhar melhor, dando mais disposição durante a semana.

Outra opção é o consumo de chás, como chapéu de couro, carqueja, gengibre e boldo. Vale lembrar que pode acrescentar casca de limão de preferência orgânico a estes chás e também canela que acelera o metabolismo e reduz o açúcar no sangue. No entanto, o mais recomendado é que o consumo seja feito através da orientação de um profissional médico ou nutricionista, pois existem contra indicações ao uso desses chás, bem como deve se orientar a correta forma de preparo e dose.

Bebeu demais???

Nutrientes Recomendados:

Complexo B - Principais fontes: levedo de cerveja, gérmen de trigo, grãos germinados, nozes, farelo de arroz, pólen, cogumelos, legumes, frutas, hortaliças verdes escuras.

Vitamina B12 – Principais fontes: algas, frutos do mar, peixes, arroz integral, gema de ovo, grãos germinados, levedo de cerveja e alface.

Selênio - Principais fontes: especialmente a castanha do Pará

Ácido Fólico - Principais fontes: tomate, cogumelos, ervilha, brócolis e espinafre.

Vitamina C - Principais fontes: laranja, acerola, limão.

Ômega – 3 – Principais fontes: peixes como salmão, sardinha e atum e também a semente de linhaça.
WWW.GISELENUTRICIONISTA.BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário