sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ALIMENTOS X PREVENÇÃO


AMENDOIM: O amendoim é uma leguminosa de altíssimo valor nutritivo com um perfil vitamínico invejável e uma grande quantidade de proteínas vegetais (25 a 30 % de sua composição). Traz saciedade, rico em ácidos graxos insaturados, ou seja, “gorduras benéficas”, ótima fonte de fibras e fitoquímicos e antioxidantes. Pesquisas apontam prevenção de doenças cardíacas e prevenção de Alzheimer. Recomendação: consumo moderado em lanches.

ABACAXI: Rico em fibras, vitamina A e C, excelente para a digestão de gorduras, alta concentração de bromelina, enzima proteolítica, ou seja, ajuda na digestão de proteínas, diminui o muco de todas as doenças respiratórias, com ação antiinflamatória.


ABOBORA: Ótima fonte de betacaroteno, minerais e curcubicina, substância que mantém os hormônios femininos mais equilibrados. O betacaroteno se transforma em vitamina A no organismo, deixando a pele mais bonita e fortalecendo o sistema de defesa. Seu valor calórico é baixo e, por ser boa fonte de fibras, oferece grande poder de saciedade.

INHAME: Legume rico em fitoquímicos importantes (diosgenina) para manter o equilíbrio hormonal.

ACEROLA: Melhor fonte de vitamina C disponível. Rica em antocianinas que combatem o câncer; melhora o funcionamento do sistema imunológico; reduz o risco de câncer em fumantes principalmente.

ALHO: Bactericida, fungicida e antiviral; melhora do sistema imunológico, reduz o colesterol ruim e triglicérides, reduz a pressão arterial, combate ao câncer.

BANANA: Rica em triptofano que melhora o humor; rica em potássio que controla a pressão arterial. Banana + canela em pó + cacau em pó = diminuição de “vício” de doces/chocolates.

MAÇÃ: Rica em pectina, vitamina A e ácido Elágico; A pectina é a única fibra que seqüestra metais tóxicos do nosso corpo; Melhora a digestão e modula o funcionamento intestinal; Possui quercetina  que diminui os riscos de câncer em fumantes.

BRÓCOLIS E COUVES: Ricos em antioxidantes, ou seja, previnem câncer e envelhecimento celular, melhoram o metabolismo do hormônio estrogênio, diminuindo assim os sintomas da TPM; possuem alto teor de clorofila, atuando como limpadoras naturais do organismo. São ricos em cálcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário