segunda-feira, 6 de junho de 2011

RÓTULO – Entenda e faça escolhas mais saudáveis

 Será que você para diante dos produtos no supermercado e examina o rótulo antes de jogá-la no carrinho? Na correria do dia a dia, quase ninguém tem tempo de ler o rótulo das embalagens durante as rápidas compras no supermercado, mas essa atitude é fundamental para uma alimentação saudável.

O rótulo é responsável por trazer informações importantes do produto ao  consumidor, como o nome, peso, características e data de validade. A informação  nutricional presente nos rótulos é a forma mais fácil de comparar um alimento com  outro e de fazer escolhas corretas. É possível, por exemplo, comparar diferentes marcas e escolher aqueles alimentos mais saudáveis.

É muito importante prestar bastante atenção na quantidade da porção, os números expostos são sempre relativos a uma porção menor do que a quantidade total contida no pacote. No rótulo de um saco de amendoins está escrito 91 calorias, só que isso se refere a apenas 15g, enquanto a porção inteira contém 155g. Para facilitar algumas embalagens trazem a descrição da porção em medidas caseiras, o que facilita para o consumidor.

Logo após ver as calorias, baixe os olhos até as gorduras totais. Reparem bem na quantidade de gorduras, principalmente na gordura saturada, esta é responsável pelo aumento de colesterol ruim e triglicerídeo, além da obesidade abdominal. Nós só devemos consumir até 7% de gordura saturada por dia!!!
Muitos alimentos diet carregam neste item na hora de obter o gosto perdido com a diminuição de calorias. Um chocolate diet de 25 gramas, por exemplo, pode conter quase dez de gordura, enquanto a versão tradicional tem sete.

As fibras entram na tabela como um elemento "do bem". Até mais do que isso: são fundamentais porque saciam a fome, além do que o seu consumo regular ajuda a diminuir o risco de doenças do coração, câncer de intestino, diabetes e melhoram o funcionamento intestinal. Elas devem somar 20% do que cada um consome num dia (olhe nos rótulos, a percentagem vem exposta também). Além de saciedade, as fibras ajudam no bom funcionamento do intestino.
E, muito importante também, é verificar a quantidade de sódio. O sal de cozinha é o grande vilão no consumo excessivo de sódio, mas não é o único. Produtos industriados colaboram também para os altos índices do elemento.   O Ministério da Saúde alerta para que os consumidores fiquem atentos à quantidade de sódio dos produtos industrializados e que evitem produtos que contiverem um teor de sódio igual ou superior a 480 mg por porção. Nessa quantidade, o alimento é considerado rico em sódio. Temperos prontos, caldos concentrados, picles, mostarda, ketchup, molhos de salada e molhos de churrasco devem ser evitados ao máximo, pois são todos ricos em sódio e geralmente são acrescentados à comida que já possui o elemento.
Outra dica importante é sobre a listagem dos ingredientes. Eles estão em ordem de quantidades, o primeiro nome é do ingrediente presente em maior quantidade, assim sucessivamente. É muito importante a observação de determinados itens, pois algumas doenças restringem a ingestão de determinados componentes. Por exemplo, celíacos não devem ingerir glúten e diabéticos, devem evitar açúcares.

Entenda a Tabela Nutricional
PORÇÃO
É uma referência da quantidade média do alimento que deve ser ingerida em cada ocasião de consumo  para prevenir uma alimentação saudável.

MEDIDA CASEIRA
Indica as medidas utilizadas  em casa. Ex: fatias, unidades, xícaras, copos, colheres de sopa.

% VD
Percentual de Valores Diários são as quantidades de referências dos nutrientes que devem ser consumidos durante o dia por meio dos alimentos dentro de uma dieta de 2.000Kcal.

Valor Energético: É a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos nutrientes. Na rotulagem nutricional, é expresso em duas unidades diferentes:  quilocalorias (kcal) ou quilojoules (kJ). Mas significam a mesma coisa. A importância desta informação é podermos diferenciar e optar por um produto com mais ou menos calorias (valor energético alto ou baixo). Sempre relacione esta informação com a porção do alimento. Não se esqueça de observar o tamanho da porção a que este valor energético está se referindo.

Carboidratos: São fontes de energia, funcionando como combustível para as células, músculos e para o cérebro. O amido e o açúcar são exemplos de carboidratos, assim como a lactose. Pessoas com intolerância à lactose devem estar atentas à presença desse carboidrato, observando sempre os rótulos dos alimentos que consomem.

Proteínas: Estão presentes em muitas partes do organismo: órgãos, músculos, unhas, cabelo, etc, formando a estrutura do nosso corpo, além de constituírem enzimas e anticorpos. As proteínas estão presentes principalmente em alimentos de origem animal como carnes, leite e ovos e precisam ser consumidas todos os dias.

Fibras: Importantíssimas para o bom funcionamento do intestino, as fibras são carboidratos que o nosso corpo não consegue digerir e por isso chegam ao intestino intactas. Estão presentes nas verduras, frutas, feijões e grãos integrais, como arroz integral.

Gorduras: Assim como os carboidratos, as gorduras fornecem energia para o corpo. Também participam do transporte de vitaminas (A, D, E e K), fazem parte dos hormônios e estrutura das células. Sem duvida as gorduras são importantes e devem ser ingeridas diariamente. Devemos, no entanto, estar atentos às quantidades e dar preferências às gorduras boas!

-Gorduras totais: Refere-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento (saturadas, trans e insaturadas)
-Gorduras Saturadas: Seu consumo excessivo pode elevar o colesterol total e o colesterol ruim (LDL). Estão presentes principalmente em alimentos de origem animal.
-Gorduras Trans: Seu consumo excessivo pode elevar o colesterol ruim (LDL) e reduzir o colesterol bom (HDL). Presentes naturalmente em alguns alimentos como gordura do leite, manteiga e gordura da carne, além de estarem presentes em produtos que contêm gordura vegetal parcialmente hidrogenada, como algumas tortas, biscoitos, massas prontas, entre outros.
-Gorduras Mono e Poliinsaturadas: São benéficas à saúde do coração, pois ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) no sangue. Estão presentes nos óleos vegetais, principalmente soja, girassol, oliva e canola, nas castanhas e em alguns peixes, como atum, sardinha, entre outros.

Vitaminas e Minerais: São nutrientes essenciais para o organismo. Se faltarem na alimentação, a saúde pode ser prejudicada, pois fazem parte de diversos processos do nosso corpo. As principais fontes são frutas, verduras e legumes.

Sódio: Apesar de importante para o organismo, o excesso de sódio eleva a pressão arterial e dessa forma, aumenta o risco de ocorrer um derrame cerebral ou até mesmo infarto. O sódio é encontrado principalmente no sal de cozinha (cloreto de sódio), mas também em diversos produtos alimentícios.

Aditivos químicos: Declarados depois dos ingredientes, são utilizados para adoçar, dar sabor ou cor, para melhorar a conservação do alimento ou modificar sua consistência ou textura. Podem causar reações alérgicas, por isso, prefira alimentos naturais. Alguns fabricantes utilizam nos rótulos termos como "aroma natural", "possui 2% de polpa de fruta natural", entre outros, mas não se iluda, muitos produtos, são na verdade, uma mistura artificial.

Data de validade: Deve estar legível, mostrando pelo menos o mês e o ano para os produtos que tenham duração mínima superior a três meses. Tome cuidado também com alimentos em promoção; geralmente são produtos com validade próxima ao vencimento ou com embalagens em condições impróprias para o consumo.

A partir de hoje tenha um olhar mais crítico quando for consumir um produto. E lembre-se, não há escolha mais inteligente do que o alimento natural!!!

Fonte:
1. Código de defesa do Consumidor: http://www.mj.gov.br/DPDC/servicos/legislacao/cdc.htm
2. Manual de orientação às indústrias: http://www.anvisa.gov.br/rotulo/manual_industria.pdf
3. Manual de orientação ao consumidor: http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/manual_rotulagem.pdf
WWW.GISELENUTRICIONISTA.BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário