sexta-feira, 17 de junho de 2011

Obesidade no Brasil – Mudanças no estilo de vida e emagrecimento

A obesidade é hoje um dos maiores problemas de saúde pública e uma das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) que mais cresce em todo o mundo.


Um estudo do Ministério da Saúde mostra que o brasileiro está cada vez mais obeso e com a alimentação menos balanceada. A pesquisa aponta que 48,1% da população brasileira está acima do peso e 15% são obesos. Na última medição, há cinco anos, a proporção era de 42,7% para sobrepeso e 11,4% para obesidade. Especialistas da Universidade de Brasília apontam a má alimentação como a maior causa do aumento nos números.


A pesquisa também mostra que 14,2% dos adultos não fazem nenhuma atividade física no tempo livre. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de 30 minutos de atividade física pelo menos cinco vezes por semana.

Em relação ao hábito alimentar, pode-se observar que o brasileiro aumentou o consumo de leite integral e carne com gordura, além de ter reduzido o consumo de feijão e hortaliças.

De acordo com o IBGE, 1 em cada 3 crianças está acima do peso e metade da população adulta é classificada como sobrepeso ou obeso. Caso este padrão se mantenha em 10 anos ou menos o país terá se igualado aos Estados Unidos.


Diversos tratamentos vêm sendo utilizados para combater a obesidade: shakes, chás, dietas “malucas”, fórmulas, anorexígenos e cirurgia. No entanto, a grande maioria não traz resultado duradouro e alguns podem inclusive trazer prejuízos ao organismo. Os anorexígenos ou moderadores de apetite à base de anfetamina podem causar efeitos colaterais como: humor instável, dor de cabeça, depressão nervosa, irritabilidade, insônia, boca seca, constipação intestinal, euforia, taquicardia e hipertensão.


A reeducação alimentar é o ponto principal para quem quer emagrecer e conseguir manter o peso. Corrigir erros alimentares, manter uma ingestão calórica adequada, iniciar a prática de uma atividade física proporciona melhor resultado ao tratamento.


Deixar as guloseimas para uma vez na semana, aumentar o consumo de frutas e hortaliças, retirar os refrigerantes e sucos industrializados do cardápio e se exercitar mais são estratégias infalíveis.

Que tal não esperar o verão chegar para mudar o seu estilo de vida?
Desligue a TV, estabeleça suas metas e programe o seu dia, reservando um horário para os exercícios e não se esqueça de programar o seu cardápio, ele deve ser equilibrado e variado, para isso procure a ajuda de um nutricionista.

Fonte:
Europa – “Health at a Glance: Europe 2010″
Brasíl –
POF – IBGE, 2010

WWW.GISELENUTRICIONISTA.BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário