segunda-feira, 6 de junho de 2011

Diet x Light

Produtos diet e light estão são cada vez mais encontrados, assim como seu público consumidor vem crescendo exponencialmente. Mas será que todos sabem as diferenças entre tais categorias?

O termo diet é utilizado para denominar produtos em cuja formulação houve a retirada de 100% de um dos componentes originais. Estes são, em geral, utilizados em dietas especiais e com restrições, como, por exemplo, a do diabético, em que não pode haver ingestão de açúcar. Um detalhe importante é que os produtos diet não são indicados para quem quer emagrecer, afinal, a quantidade de calorias não é reduzida, sendo, inclusive, maior em alguns casos, como o do chocolate diet.

O termo light, por sua vez, é aplicado a produtos em que um dos componentes (ou calorias) da fórmula original foi reduzido em, no mínimo, 25%. Estes sim são ideais para quem quer emagrecer, uma vez que costumam ser menos calóricos, graças à redução, por exemplo, do teor de gordura.  São, ainda, utilizados por pessoas que desejam consumir menores quantidades de algum nutriente, como no caso do sal light, que possui menor teor de sódio.

O que gera confusão é a apresentação desses produtos no mercado. Um mesmo alimento pode ser, concomitantemente, light e diet. Refrigerantes light ou zero são, também, diets e por aí vai. Para não errar, a dica é ficar sempre atento aos rótulos, observando as tabelas nutricionais e especificações feitas pelo fabricante.
WWW.GISELENUTRICIONISTA.BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário