domingo, 8 de maio de 2011

Os amigos da silhueta

 ALIMENTOS QUE AJUDAM A EMAGRECER

1-     Linhaça: é rica em substâncias como a lignana e o fitoestrógeno, que auxiliam na perda de peso, pois controlam o apetite e reduzem a gordura no organismo. Suas fibras absorvem água e formam um gel, aumentando a sensação de saciedade.
A linhaça melhora o funcionamento do intestino, controla os níveis de glicose sanguínea, previne alguns tipos de câncer, reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL). Consumo: o ideal é ingerir em forma de farinha, 2 colheres (sopa) por dia. Triture a semente no liquidificador e guarde em um pote escuro com tampa na geladeira por até 3 dias. Coloque em frutas, sucos, iogurte, leite, saladas e receitas de pães, bolos e até massas caseiras. 
2 – Óleo de coco: fornece energia para o metabolismo, promovendo mais saciedade. Como é rico em antioxidantes, fortalece o sistema imunológico e ajuda a controlar os níveis de colesterol. Consumo: podem ser ingeridas de 2 a 4 colheres (chá) por dia, seja puro, em pratos doces ou salgados, ou com frutas, iogurtes e leite. 
3 – Oleaginosas: além de controlarem os níveis de glicemia, insulina e colesterol, produzem maior sensação de saciedade e combatem a compulsão alimentar. Consumo: puras, com iogurte ou salpicadas em saladas. Coma por dia: 2 castanhas-do-pará ou nozes; 5 castanhas de caju, amêndoa ou avelã; e 1 colher (sopa) de amendoim. 
4 – Quinoa: excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais, com baixa concentração de carboidratos e gorduras, além de fibras que prolongam a sensação de saciedade. Consumo: Coma de 2 a 3 xícaras (chá) por semana.
5 – Chá Verde e Chá Branco: aumentam o metabolismo, desintoxicam e facilitam a digestão, combatendo a obesidade. Consumo: beba de 3 a 4 xícaras de chá por dia, de preferência, preparado a partir da erva pura, que é mais eficaz. Consuma imediatamente ou guarde na geladeira por até 24h. Cuidado, pois esse tipo de chá deve ser indicado por um profissional habilitado, médico ou nutricionista, pois existem contra-indicações.
6 – Chá Mate: estimula a atividade física e mental, combatendo a fadiga, a sede e a fome, sem efeitos colaterais como insônia e irritabilidade.Consumo: de 3 a 4 xícaras de chá por dia, gelado ou quente. Batido com gelo ou suco de frutas fica ótimo. 
7 – Gengibre: é um alimento termogênico, ou seja, aumenta a temperatura do corpo, fazendo com que o organismo gaste mais energia. Com o metabolismo acelerado, a queima de gordura é maior. Consumo: consumido como chá, lembrando que a indicação deve ser de um profissional habilitado, também pode ser utilizado como tempero ou em sucos. 

8 – Pimenta: acelera bastante o metabolismo e ainda ajuda na queima e ainda ajuda na queima de gorduras. Reduz o colesterol total do sangue, ajuda a aliviar dores de cabeça e controla os níveis de glicose. Consumo: a quantidade ideal é cerca de 3g por dia, no preparo de molhos, como geléia ou acompanhando carnes. 
9 – Vinagre de maçã: possui ácido acético, que melhora a ação de insulina no organismo e impede o acúmulo de gordura. Consumo: tempere saladas ou molhos com 1 colher (sopa) de vinagre de maçã, duas vezes ao dia. 

10 – Feijão branco: dá saciedade e ajuda no funcionamento do intestino. Possui uma proteína que faz com que o organismo absorva menos carboidrato, ajudando na perda de peso. Consumo: para fazer a farinha de feijão branco, lave os grãos e deixe secar no sol. Triture no liquidificador, peneire e passe no processador. Coloque 1 colher (chá) rasa em 1 copo de 200ml de água e beba 30 minutos antes das refeições. Também pode ser utilizado na forma de cápsulas, com indicação de profissional habilitado.

11 – Aveia: reduz o risco de desenvolver o câncer de intestino, diminui o colesterol ruim e controla o açúcar do sangue, além de aumentar a saciedade. Consumo: coloque de 2 a 4 colheres (sopa) por dia. 

12 – Chocolate amargo: o cacau é fonte de antioxidantes, que previnem o acúmulo de gordura, e ácidos fenólicos, que são os responsáveis pela queima de calorias. Consumo: deve ter acima de 60% de cacau. A recomendação é cerca de 30g por dia, derretido com frutas ou puro. 
13– Azeite extra-virgem: uma dieta rica em gorduras monoinsaturadas impede o acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal. Consumo: 2 colheres (sopa) por dia em saladas, vegetais, pães e torradas. 
14 – Peixes: salmão, atum, arenque, sardinha e cavala são ricos em ômega 3, que regula os depósitos de gordura e a fome. Também controla o apetite. Consumo:  2 a 3 vezes por semana. 
15 – Proteínas: carnes magras, peixes, aves, feijões, ervilha, lentilha, sopa e grão-de-bico são ótimos para quem quer perder peso, pois a proteína envia ao cérebro a mensagem que o corpo está satisfeito e é hora de parar de comer. Consumo: se for proteína vegetal, coma uma vez ao dia, animal, duas vezes ao dia. 
16 – Frutas ricas em fibras e água: melão, melancia, abacaxi e morango são excelentes aliadas de qualquer dieta. Além de acabar com a fome, têm ação diurética e eliminam as toxinas do organismo.
Consumo: de 2 a 3 porções por dia, nos intervalos das refeições, em saladas, sucos ou batidas com iogurte. 
17 – Alimentos integrais: além de preservarem mais as vitaminas e os minerais, são fontes de fibras, que reduzem a fome. Consumo: substitua os refinados pelas versões integrais, ingerindo de 3 a 4 porções por dia. 
WWW.GISELENUTRICIONISTA.BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário