domingo, 13 de março de 2011

Abacate pode?


Além de rico em vitaminas, minerais e ter baixo índice glicêmico o abacate também possui ácidos graxos monoinsaturados, ou seja, as gorduras benéficas ao nosso organismo, que conferem proteção contra as doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.
Hoje alguns estudos associam o consumo de abacate 
ao emagrecimento, pois além de causar saciedade, os compostos do abacate podem aumentar a IGF1 e o GH  (hormônio do crescimento). Duas colheres de sopa de abacate antes de dormir, parece aumentar esses hormônios, responsáveis pela queima de gordura durante o sono.
Estudos ainda demonstram que quando o seu consumo está associado a uma dieta equilibrada, o abacate combate a ação do cortisol, um hormônio que favorece o acúmulo de gordura no abdômen e atiça a fome e a vontade de comer doce.
Pesquisas têm demonstrado que o abacate é rico em beta-sitosterol, que diminui o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom). Também é rico em vitamina E e glutationa, que são importantes antioxidantes, ou seja, combatem o envelhecimento celular, dessa forma conferem proteção contra diversas doenças.
É utilizado em casos de depressão, pois é rico em lítio. Estudos apontam que a deficiência desse mineral pode levar a depressão, ansiedade e irritabilidade. Também é rico em luteína, nutriente capaz de proteger nossos olhos contra a catarata e também protege os homens contra o câncer de próstata.
Possui ainda magnésio, potássio, folato, fibras, vitamina B3, B6 e C.
Com base em todos esses estudos, podemos dizer que apesar do abacate ser uma fruta com alto teor calórico, os seus nutrientes, podem trazer muitos benefícios a nossa saúde.
QUANTO CONSUMIR?
Duas colheres (sopa) de abacate (28 calorias)/dia ou meio abacate pequeno, 3-4 vezes por semana. Para quem deseja obter os benefícios encontrados nas pesquisas.
Guacamole – Pasta de abacate
Ingredientes

1/2 abacate
1 tomate pequeno picadinho sem semente
1/2 cebola picadinha
Salsinha á gosto
Caldo de 1 limão
Sal
Azeite extra virgem á gosto
Modo de preparo:

Amasse o abacate com um garfo e misture os outros ingredientes é vá temperando aos poucos. Sirva com salada, ou com torrada no lanchinho da tarde.
WWW.GISELENUTRICIONISTA.BLOGSPOT.COM

2 comentários: