domingo, 10 de abril de 2011

Cúrcuma e canela: grandes especiarias


Cúrcuma:
Também conhecida como falso açafrão, açafrão de raiz, gengibre dourado ou açafrão do amazonas, são nomes populares da cúrcuma, uma especiaria mais econômica utilizada como alternativa ao verdadeiro açafrão. É encontrada seca ou em pó e deve ser guardada em local escuro, pois perde rapidamente seu aroma e sabor em contato com a luz.
Propriedades: digestiva, anti-inflamatória, hipolipidêmicas (diminui o colesterol), imunomoduladoras (aumenta a imunidade), além de normalizar as funções gástricas (estômago) e hepáticas (fígado).
É antioxidante, ou seja, previne o envelhecimento celular. Propriedade anticarcinogênica pela detoxificação do metabolismo carcinogênico, inibindo a iniciação, promoção e progressão dos estágios de desenvolvimento do câncer.
Acelera o metabolismo, ou seja ajuda a emagrecer. Pode ser utilizada em cozidos, sopas, ensopados, molhos, peixes, pratos à base de feijão, receitas com ovos, maioneses, massas, frango, batatas e couve-flor e até pães.

Canela:
 Propriedades: digestiva, melhorando a absorção dos alimentos e evitando flatulência (gases).
 Suas propriedades antimicrobianas são úteis nas infecções respiratórias. Estimulante da circulação sanguínea.
Suas propriedades tônicas e estimulantes podem aumentar a libido (melhora a vida sexual) e o estado de disposição no caso de fadiga (estresse). Ao aumentar a eficácia da insulina, a canela ajuda a prevenir e tratar a tolerância à glicose e o diabetes. Ajuda a conter a vontade de comer doces, dessa forma ajuda a emagrecer.
WWW.GISELENUTRICIONISTA.BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário