terça-feira, 5 de abril de 2011

Alimentos: Fonte de humor

 Mel: Estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Porção = 1 colher (chá)/dia

Brócolis: rico em ácido fólico, importante para a liberação da serotonina.
Aveia: o cereal contém altas doses de triptofano, responsável pelo aumento de produção de serotonina, além de selênio, que colabora para a produção de energia.
Porção = 2 colheres (sopa)/dia

Banana: Diminui a ansiedade e ajuda a um sono tranquilo. É rica em hidratos de carbono, potássio e magnésio. Também é fonte de vitamina B6, que produz energia.

Ovos: Os nutrinetes dos ovos, como a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), que ajudam no bom humor. Contém ácido fólico e acetilcolina.

Porção = 3 unidades/semana

Laranja, Maracujá e Jabuticaba: Essas frutas são ricas em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, nutrientes que ajudam o sistema nervoso a funcionar bem. O cálcio é um relaxante muscular e combate o stress.


Espinafre e Verduras verdes escuras: A verdura contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Além disso, contém magnésio, fosfato e vitamina A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bem funcionamento do sistema nervoso.

Uva: Fruta com boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam o funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colestrol.

Porção = 12 bagos

Chocolate Amargo : Contém tirosina – substância que estimula a produção de serotonina – e minerais importantes como cobre, manganês e magnésio.  Aumenta a produção de endorfina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento.
Porção = 30g/dia
Castanha do Pará: Auxilia na diminuição do estresse por conter um importante antioxidante, o selênio.
Porção = 3 unidades
WWW.GISELENUTRICIONISTA.BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário